20 de julho de 2009

Marés Vivas 09 - 3º dia

Resumo e fotos do terceiro e último dia do festival Marés Vivas em Gaia.


Era sem dúvida este terceiro dia deste festival o dia que mais me cativava. Não só pelo belo cartaz que tinha como pela relação preço/qualidade e pela BELA localização do recinto. Foram exactamente estas as razões que mencionei numa entrevista à rádio patrocinadora do festival. Também disse que a a Gabriella Cilmi era "jeitosa" mas deixemos isso mais para a frente.



Depois da espera por alguma da companhia para a noite entrou-se finalmente no recinto facilmente, já que a demora da espera deu para escoar a fila dos mais apressados e dos que estavam em busca do melhor lugar. Como sempre...rolhas das garrafas para o lixo...mas entra-se no recinto...a zona junto ao palco é composta por terra e pedras bem grandes...algo a rever nas próximas edições. Isso e a entrega de publicidade em formato de papel que vai parar toda ao chão quando existe mesmo ali ao lado, e quando digo ao lado é literalmente AO LADO o Rio Douro.



O palco secundário não interessava, por isso, e depois de uma visita ao recinto e suas belas casas de banho, onde a privacidade masculina era pouca e a zona das mesas onde se podia comer alguma coisa era mesmo ao lado, o que dava um belo aroma à zona (mais um ponto a rever) lá fomos para o palco principal e sem correria alguma lá ficámos num bom lugar para o início dos concertos a partir das 20:30.



Gabriella Cilmi: BEEEM!!...ela é GIRA e ela melhor que ninguém sabe isso! Como se isso não bastasse a miúda (17 anos) tem um vozeirão impressionante! Era o concerto que me despertava mais curiosidade. E no pôr-do-sol nortenho ela saiu-se muito bem! Ao vozeirão e ao look ousado ainda teve a ousadia de tirar alguma coisa ao pouco que o vestido tinha, usar pinturas tribais, sentar-se no palco a apreciar a vista e resolve ainda lançar os dois singles nos primeiros 15 minutos de concerto, "Sanctuary" e o muito aplaudido e cantado "Sweet About Me". Se esta ousadia da australiana não bastasse ainda tivemos direito a nova música (muito bem recebida!) e a covers de...Janis Joplin e para acabar o concerto nada mais nada menos que...Led Zeppelin!

O público aplaudiu e gostou e confesso que nem eu esperava tão boa reacção de quem lá estava.

Volta Gabi!





Colbie Caillat: A bela e tímida Colbie encantou e nem o "medo dos palcos" a impediu de deliciar a público com uma mistura de temas novos do álbum, que está quase a sair, com os hits de Coco, que a maioria sabia de cor, com covers como "Killing Me Softly" e a fabulosa versão de "You Found Me" dos The Fray, que confesso ter cantado baixinho durante a madrugada.
Para a ajudar conta com um guitarrista que sente a música de forma impressionante o que torna o espectáculo ainda melhor! Com um concerto simples conquistou o público e vai andar nas bocas do Mundo por muito mais tempo.
Jason Mraz: Arrisco dizer que a noite era para ele. A idade, o género, e os chapéus de muitas pessoas que se passeavam pelo recinto assim o faziam parecer, logo não era necessário conquistar o público porque...ele já estava conquistado só com o nome de Jason no bilhete. Público com letras decoradas e com vontade de dançar fez com este concerto fosse muito apreciado por todos. A interacção foi perfeita e "I´m Yours", juntamente com belas covers e, claro não esquecendo, o muito aguardado dueto com Colbie em "Lucky" fez as delícias de quem estava presente. A música cativante, a juntar ao charme e à bela banda que o acompanha faz com que Jason Mraz seja justamente um dos artistas mais falados do momento e tudo indica que continuará assim nos próximos tempos.
Keane: Se Cilmi despertava curiosidade, Keane era quem me entusiasmava. E as expectativas não foram só cumpridas como foram superadas. Não faltou nada. Desde baladas a músicas que convidavam a alguns saltos os britânicos estiveram lindamente. O português foi arranhado por diversas vezes e o "pouvo do Norte" ajoelhou-se perante tanto entusiasmo demonstrado pela banda em tocar mais uma vez em Portugal. E como se não bastasse um encore, e como ainda não tínhamos ouvido nenhuma cover neste concerto eis que o segundo encore é composto por..."Under Pressure" dos Queen & David Bowie. Tom Chaplin e os seus colegas não desiludiram e levaram a plateia ao rubro com esta cover para um final de um concerto que os presentes não vão esquecer facilmente.
P.S.: Assim que isto estiver mais rápido talvez ponha as fotografias dos restantes artistas...e arranje o tipo e tamanho de letra que me estão a irritar e não ficam como eu quero mas não tou com paciência para resolver isto agora

12 de julho de 2009

I will

Here we go
Like pieces of paper
Trust me
I´ll love you later

Here we are
Having fun
Watching together
The goodbye of sun

Now we´re under
Magic twilight
Hold my hand
Hold it tight

At your side
And in your heart
Watching lines
Fall apart

In the end
I´ll hug you
And if you love me
I´ll love you

6 de julho de 2009

Tomorrow

Tomorrow I´ll know.
Tomorrow I´ll found.
Tomorrow I´ll discover.
Tomorrow is the day.
Tomorrow I´ll wake up without the alarm clock ringing.
Tomorrow I´ll shake like hell in the morning bath.
Tomorrow I´ll have the exactly same feeling I had one year ago.
Tomorrow I´ll leave home anxious.
Tomorrow I´ll look to the future.
Tomorrow can be one of the happiest days of my life.
Tomorrow can be a sad day.
Tomorrow I can have the biggest smile on my face.
Tomorrow I can sing out loud my favorite songs.
Tomorrow I can dance and jump to the sound of that songs.
Tomorrow I can cry.
Tomorrow I can cry a lot.
Tomorrow I can cry like I never cried before.
Tomorrow I´ll end the wait and I´ll see.
Tomorrow will be the first day of my life.
Tomorrow.

3 de julho de 2009

??

Traduções! Não as acham fabulosas? Não fossem elas e muitos de nós ficaríamos a perceber metade, ou até mesmo nada da história.

Mas serei o único a reparar nas parvas traduções de títulos de livros, filmes e séries televisivas? Nao vou citar exemplos porque isto da Internet e de processos de difamação é chatinho...é por isso e por basicamente não me lembrar de nenhum exemplo neste momento...

É que algumas destas traduções fazem-nos questionar onde raio as pessoas que são pagas para traduzir tiraram o curso. Muitas das vezes uma fuga da tradução directa e à letra pode ser admissível, já que o título original pode não ter essa mesma tradução directa, ou por ser uma expressão que não se adapte à nossa língua ou até mesmo não existir uma palavra que a traduza, e logo não faça passar a ideia daquilo que o título original na língua mãe pretende passar.
No caso destas excepções, onde não há uma tradução directa, porque não manterem-se fiéis ao título original?
Se o autor, e falando mais no caso particular dos livros por na minha opinião ser algo mais pessoal, escolheu um determinado título, por que não mantê-lo? Vamos adulterar o título porquê? Muitas das vezes estas traduções só levarão a dar uma ideia erada do que o conteúdo do produto quer passar.

É que dá muitas vezes a ideia, principalmente em títulos de fácil tradução, que quem trata destas coisas se reúne numa sala e diz:
"Ora bem, temos aqui um título demasiado fácil para traduzir...é melhor complicar isto!...Chama-se "Days Of My Life" não é?...E que tal "Passagens De Uma Vida" han?..."
(títulos inventados por mim...se já existem é pura coincidência)

Isto serve de introdução para o que realmente me levou a escrever este post. Estava eu a ver a série "Joan Of Arcadia" (A Missão de Joan...Vêem o que quero dizer?), série que vai merecer mais atenção num outro post, até que numa discussão "técnica" sobre ciência aparece algo na legendagem como "??" no meio da frase. (Infelizmente não me recordo do conteúdo total da frase para a transcrever para aqui). Mas é assim, eu não sou um maníaco da ciência mas algo me diz que "??" não é um termo técnico em nenhuma ciência...
Tudo bem que era um termo técnico mas daí a porem "??"...mais valia estar quieto já que esclarecer a dúvida parece dar trabalho...

Mas isto das legendas também tem que se lhe diga. Ainda há umas semanas, enquanto via "90210" (este não traduziram eles...não percebo porquê...), as personagens ganharam nomes novos de uma semana para a outra, isto sem falar noutras preciosidades que apareceram lá no meio.

Enfim, banalidades!