21 de abril de 2010

Não é(são) o(s) país(es) das Maravilhas

Desde que fui à Bélgica há cerca de ano, especialmente a Antuérpia, fiquei fascinado pela cultura do uso da bicicleta que por lá existe. Não fazia ideia que a bicicleta era muito usada por lá, ao contrário do que já sabia do outro país baixo seu vizinho, e depois vim surpreendentemente a descobrir quem nem Bélgica nem a velocipédica Holanda, têm a classe de Copenhaga.

Vejam se não tenho razão:

Como diz o título não há aqui nenhum país, mais concretamente cidade, fantasista. No blog do link não é retratado um "dia especial" em que todos se vestem bem e escolhem a bicicleta para ir do ponto A ao ponto B. Eles vestem-se de forma casual todos os dias e andam nas suas bicicletas quer se dirijam para as escolas, para o trabalho, quer esteja a nevar, quer estejam no mês de Agosto com um sol radioso.
Podem reparar nos posts mais abaixo desse mesmo blog como as mulheres não têm qualquer problema em levar os seus sapatos de salto alto enquanto fazem os seus percursos nas suas stylist city bycicles.
E enganem-se se isto só se passa nestes países referidos! A cultura do uso da bicicleta para deslocações curtas (ou não) está a crescer e pode ser vista nas mais variadas cidades desde França à Polónia, passando pela Itália sem esquecer países nórdicos e bálticos. E a mesma tem os seus benefícios...desde o óbvio aspecto ambiental até à saúde de quem está em cima da dita bicicleta.
Por cá prefere-se o carro...nem que seja para ir comprar um pacote de massa ao supermercado a 300m de casa...
Podem dizer que por cá as cidades não são tão planas quanto as referidas...Eu posso dizer que aqui não neva, nem faz tanto frio como lá. Acho que eles apreciavam a troca de uma pequena subida por nevões intensos.

1 comentário:

  1. Realmente, se as pessoas por cá optassem pela bicicleta a vida seria muito mais simples. :/
    E infelizmente não respeitam os que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

    ResponderEliminar